A Revista de Imprensa em Rádio e Televisão

 Revista de Imprensa



É um género jornalístico muito praticado na Rádio e na Televisão. Por aqui se traça uma panorâmica breve sobre os principais conteúdos das diferentes publicações do dia, motivando os ouvintes/espectadores para a respectiva leitura ou, simplesmente, alargando-lhe o horizonte potencial de conhecimento da realidade informada/noticiada/opinada.
Os jornais e as revistas constituem meios de comunicação escrita onde conflui uma multiplicidade de géneros textuais. Aqui encontramos:
1) Informação bruta: artigos condensados e estritamente informativos;
2) Narrativas: contam coisas vistas ou ouvidas ou descrevem uma situação;
3) Estudos: a informação é completada por explicações(resumo, análise, inquérito, sondagem);
4) Palavra de fora: quando o jornalista se apaga para deixar falar os outros (comentário, correio dos leitores, correio sentimental, comunicado, opinião, entrevista, mesa redonda);
5) Opiniões: quando o jornalista intervém com as suas ideias pessoais, nas quais se empenha(crítica, crónica, editorial).
A delimitação de fronteiras entre os géneros não é, obviamente, uma tarefa fácil já que, na prática, os géneros podem partilhar características e os textos apresentar traços do fenómeno de hibridismo. Apesar disso, a classificação dos géneros torna-se sempre pertinente, uma vez que um deles acaba por ser dominante e o texto é encarado e descodificado segundo as convenções a que o respectivo género obedece, quer em termos de estrutura textual, quer em termos de estilo de linguagem.
Neste trabalho de Revista de Imprensa, temos de identificar essa diversidade textual, opinião/informação.
1. Identificar elementos de coincidência ou desencontro de pontos de vista de noticiabilidade.
2. A análise da primeira página
A primeira página de um periódico é a sua montra. Ela é feita de modo a captar a atenção do potencial leitor, e espelha um pouco do conteúdo disponível nas páginas interiores, geralmente dos temas mais aliciantes ou das notícias mais apelativas.
Na feitura da Revista da Imprensa, importa
a) Observar com atenção a primeira página, identificando os seus elementos constitutivos e verificando o destaque das manchetes, imagens, chamadas, etc.
b) Comparar
As ligações que, da primeira página, são estabelecidas com o interior do periódico podem igualmente servir de ponto de partida para uma tarefa de relação inter/intratextual. Poderá ser feita uma comparação entre, por um lado, os títulos de primeira página e os títulos interiores correspondentes, bem como, por outro lado, a relação com os outros jornais.
Nesta tarefa, o jornalista constata, promove a compreensão e justifica as possíveis alterações que se evidenciam entre os actos de intitular o texto nos diferentes jornais.
O título da primeira página, sendo, em geral, mais apelativo, será objecto de uma análise, a fim de explicar as estratégias da sua construção. Esta comparação deve ser breve, explícita e não exaustiva.
Verifica-se se se mantém o tópico textual, verificam-se as diferenças entre as informações transmitidas.


Reflexões vertidas para aulas por

Rui de Melo

Doctor en Periodismo y Ciencias de la Información na Universidad Pontificia de Salamanca e licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto

Professor Associado, aposentado, da Universidade Fernando Pessoa

Abril 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

HOJE HÁ COISAS

A linguagem sedutora da rádio

A linguagem sedutora da rádio Cristina Romo A rádio é o meio sonoro por excelência. É, seguindo McLuhan, a extensão da boca, da laring...

SUGESTÃO