A baralhar datas se esquece a história

A baralhar datas se esquece a história

 

 

 

Ouço a pompa e a circunstância com que a rádio da RTP fala da comemoração dos 85 anos da emissora  nacional. A EN fez parte do grupo de emissoras que foi nacionalizado e integrado na nascente RDP, em 1975.  RDP desaparecida ou absorvida na RTP. A história diz que, naquele grupo de emissoras estava o Rádio Clube Português, nascido a 21 de Abril de 1931, quase a fazer 90 anos. No entanto, quem ouve aquela rádio da RTP só ouve falar da EN. O resto não conta?  Tal como a RDP já não existe na RTP. Qualquer dia o que conta para a história é 1957, o nascimento da RTP. Com gente que renega a história tudo é possível.

Se o arquivo sonoro do RCP foi sempre desvalorizado, ainda resta o riquíssimo espólio de Igrejas Caeiro com muita coisa feita nesta estação emissora.

Se isso não bastar, recorram à cinematografia portuguesa em que o cenário não era outro senão o das instalações do Rádio Clube Português e com histórias lá vividas.

Chego à conclusão que a história também é contada por sectários.

 

Rui de Melo

Doctor en Periodismo y Ciencias de la Información na Universidad Pontificia de Salamanca

e licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

HOJE HÁ COISAS

A linguagem sedutora da rádio

A linguagem sedutora da rádio Cristina Romo A rádio é o meio sonoro por excelência. É, seguindo McLuhan, a extensão da boca, da laring...

SUGESTÃO