Marktest uma
excelente fonte de informação para todas as empresas e para os estudiosos da
área de estudos de mercado e processamento de informação
A Marktest divulgou, recentemente, os dados relativos à
primeira vaga de 2021 (fevereiro). Este estudo Bareme Rádio, revelou que 83.6%
dos residentes no Continente com 15 e mais anos ouviu rádio pelo menos uma vez
por semana e 56.6% fê-lo na véspera.
Por Grupos de estações, o Grupo Renascença Multimédia
registou 32.4% de share de audiência
, 48.8% de reach
semanal e 23.9% de
audiência acumulada de véspera.
As estações do Grupo Media Capital Rádios asseguraram 39.5%
de share de audiência, 50.9% de reach semanal e 26.8% de audiência acumulada de
véspera.
As estações do Grupo RTP obtiveram 8.6% de share de
audiência, um reach semanal de 14.2% e 7.3% de audiência acumulada de véspera.
A TSF registou 2.8% de share de audiência, com 8.3% de reach
semanal e 3.3% de audiência acumulada de véspera.
É notável o estudo desenvolvido pela Marktest que,
recentemente, inclui um maior número de estações, que apresenta a partir desta
vaga resultados para todas as estações que tenham um mínimo de 30 referências
na amostra, no indicador em questão.
É interessante notar a estratégia empresarial de juntar
todas as suas rádios de forma a espelhar não só a audiência, mas também a
dimensão da empresa mediática.
Com a devida vénia, reproduz-se o estudo em referência, plasmado
no quadro anexo.
Reflexões vertidas para aulas por
Rui de Melo
Doctor en Periodismo y Ciencias de la Información na
Universidad Pontificia de Salamanca e licenciado em Direito pela Universidade
Católica do Porto
Professor Associado, aposentado, da Universidade Fernando
Pessoa
Percentagem de tempo despendido, por um conjunto de indivíduos, na escuta de
uma estação, relativamente ao tempo total de audição de Rádio, num dado
período, segundo a Marktest.
in Bareme Rádio, número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação
de rádio, no período de uma semana (sete dias), independentemente do tempo
despendido.
Sem comentários:
Enviar um comentário