Marktest uma excelente fonte de informação para as empresas e para os estudiosos

 
Marktest uma excelente fonte de informação para todas as empresas e para os estudiosos da área de estudos de mercado e processamento de informação
A Marktest divulgou, recentemente, os dados relativos à primeira vaga de 2021 (fevereiro). Este estudo Bareme Rádio, revelou que 83.6% dos residentes no Continente com 15 e mais anos ouviu rádio pelo menos uma vez por semana e 56.6% fê-lo na véspera.


Por Grupos de estações, o Grupo Renascença Multimédia registou 32.4% de share de audiência[1], 48.8% de reach[2] semanal e 23.9% de audiência acumulada de véspera.
As estações do Grupo Media Capital Rádios asseguraram 39.5% de share de audiência, 50.9% de reach semanal e 26.8% de audiência acumulada de véspera.
As estações do Grupo RTP obtiveram 8.6% de share de audiência, um reach semanal de 14.2% e 7.3% de audiência acumulada de véspera.
A TSF registou 2.8% de share de audiência, com 8.3% de reach semanal e 3.3% de audiência acumulada de véspera.
É notável o estudo desenvolvido pela Marktest que, recentemente, inclui um maior número de estações, que apresenta a partir desta vaga resultados para todas as estações que tenham um mínimo de 30 referências na amostra, no indicador em questão.
É interessante notar a estratégia empresarial de juntar todas as suas rádios de forma a espelhar não só a audiência, mas também a dimensão da empresa mediática.
Com a devida vénia, reproduz-se o estudo em referência, plasmado no quadro anexo.






Reflexões vertidas para aulas por
Rui de Melo
Doctor en Periodismo y Ciencias de la Información na Universidad Pontificia de Salamanca e licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto
Professor Associado, aposentado, da Universidade Fernando Pessoa
 
[1] Percentagem de tempo despendido, por um conjunto de indivíduos, na escuta de uma estação, relativamente ao tempo total de audição de Rádio, num dado período, segundo a Marktest.
[2] in Bareme Rádio, número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádio, no período de uma semana (sete dias), independentemente do tempo despendido.


Sem comentários:

Enviar um comentário

HOJE HÁ COISAS

A linguagem sedutora da rádio

A linguagem sedutora da rádio Cristina Romo A rádio é o meio sonoro por excelência. É, seguindo McLuhan, a extensão da boca, da laring...

SUGESTÃO